quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Projeto Integrador

Foto 1: O bombeamento mecânico real

  Foto 2: O protótipo do bombeamento mecânico
 A nossa equipe que continha cinco integrantes que eram Ana Caroline Motta, Jéssica Garrido, Jorge Matos, Selma Dantas e Cintia Helena, escolhemos fazer o protótipo de um bombeamento mecânico.


O que é bombeamento mecânico?

Na fase de produção, o petróleo pode vir à superfície unicamente devido à pressão dos fluidos existentes no interior da jazida. Nestes casos, os poços são chamados de surgentes. Quando isso não ocorre, é preciso suplementar a energia da jazida para ele5var os fluidos do poço até a superfície. Neste caso os poços produzem pela chamada elevação artificial.

O bombeio mecânico é um método de elevação artificial, dentre vários outros: Bombeio Centrífugo Submerso (BCS), Bombeio por Cavidades Progressivas (BCP), Bombeio Hidráulico (BH) e Elevação Pneumática ('Gas Lift', GL). O bombeio mecânico funciona da seguinte forma:

Uma unidade de bombeamento é instalada na superfície, próximo à cabeça do poço, para transformar o movimento rotativo de um motor em movimento alternativo. Este movimento alternativo é transmitido por meio de uma coluna de hastes de aço, colocada dentro da coluna de produção (que permanece aberta), para uma bomba que está localizada no fundo do poço. Esta bomba alternativa fornece energia mecânica ao petróleo, para elevá-lo até a superfície.

Este método é usado para produção em poços localizados em terra. As vazões máximas de produção variam entre 20 m³/dia (para poços profundos, de até 3000 m de profundidade) e 180 m³/dia (para poços rasos, de até 800 m de profundidade).

Fizemos a visita técnica na politécnica da UFBA onde tem um bombeamento mecânico e com ajuda de um professor e um instrutor conseguimos dá início para começar o nosso protótipo.
A apresentação foi realizada no dia 28 de outubro onde cada um do grupo falou sobre o que é bombeamento mecânico, para que servem, quais são as vantagens de ser implantado, o quais são as suas peças, a manutenção e como funcionava o protótipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário